Pular para o conteúdo

DE VOLTA À COMPETIVIDADE: O que a REORGANIZAÇÃO FISCAL pode fazer pela sua empresa?

Quando se trata de pagamento de impostos, por mais que a sua empresa esteja organizada e com uma equipe de profissionais da área competentes, sempre vem aquela desconfiança de que algo pode ter passado desapercebido.

E essa não é uma preocupação à toa. As mudanças nas normas tributárias são tão intensas que, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), no período de 1988 até 2019, foram editadas mais de 6 milhões no Brasil. Lideramos o ranking mundial de burocracia tributária, de acordo com um estudo do Banco Mundial.

Portanto, a probabilidade de sua empresa estar entre as 95% que pagam impostos indevidamente é altíssima. Mas por que isso acontece?

A esmagadora maioria dos departamentos fiscais dentro das empesas ou mesmo terceirizados, como o volume de trabalho é intenso, acabam focando nos lançamentos rotineiros e introduzindo as mudanças que se apresentam mais urgentes e as quais entendem que trariam mais problemas caso não introduzidas. Não têm tempo para acompanhar e elaborar análises mais aprofundadas de tudo o que acontece no País todos os dias. É muita informação e exige uma infraestrutura que muitas empresas não conseguem disponibilizar, geralmente por motivos financeiros.

E dessa forma passam-se anos nesse ritmo de trabalho alucinante sem que se faça um levantamento, com a profundidade necessária, de tudo o que foi pago e se, porventura, há tributos a recuperar.

Mas a reorganização fiscal, ou organização caso esteja começando, é bem mais ampla do que somente recuperar créditos. Esse processo começa com um diagnóstico tributário eficiente, um planejamento tributário com redesenho de processos fiscais, revisão de regime tributário, introdução de metodologia de análises de documentação, entre outras soluções.

E os principais benefícios advindos desse cuidado com a saúde fiscal de sua empresa, que a colocará dentre os melhores players são, principalmente:
• Potencial redução de custos, advindos da recuperação de créditos, mencionada acima, ou mesmo de um possível reenquadramento tributário.
• Melhor visibilidade no mercado para atrair investimentos e novos negócios, pois uma empresa fiscalmente organizada e com práticas de compliance, tem mais chances de receber aporte de investidores, convites para parcerias, fusões, entre outras possibilidades.
• Os créditos e incentivos recuperados poderão ser utilizados para abater impostos, incentivar a cultura e esportes, por exemplo, ganhando visibilidade no mercado, enquanto geram mais incentivos fiscais por isso.
• Ganho de previsibilidade financeira através do planejamento preventivo, o que garante um fluxo de caixa saudável, gerando tranquilidade e liberdade de escolha para novos investimentos e direcionamentos no mercado.

Portanto, não há o menor sentido em sequer pensar em dinheiro parado enquanto há tantas possibilidades positivas esperando.

Você sabe qual a situação tributária da sua empresa hoje? Se não sabe é hora de descobrir. A Find está preparada para recebê-la com uma equipe multidisciplinar, experiente, com perfil estratégico e forte viés tecnológico. Entre em contato para um diagnóstico prévio e transforme os tributos em seus principais aliados.